Terras de Nexe: Projecto Cultura e Convivio

A Freguesia de Santa Bárbara de Nexe situa-se no Município de Faro, o mais meridional do continente português. A Terra de Nexe, nome porque também é conhecida a Aldeia de Santa Bárbara de Nexe, situa-se entre as cidades de Faro e de Loulé, e entre São Brás de Alportel, está em pleno barrocal, num ambiente mediterrânico, com a sua Igreja Matriz, vistas deslumbrantes sobre o litoral e gentes acolhedoras. Caracteriza-se, desde há vários séculos, por uma habitação dispersa e por núcleos populacionais dispersos. As suas principais actividades económicas: são o turismo e o comércio, e pequenas indústrias da extracção e transformação de pedra e agricultura.

Concurso Poesia: Tema B (-15 anos)

E aqui ficam os vencedores do Tema B, categoria menos 15 anos:

1º LUGAR:
A Natureza (Olavo Costa)

As flores são bonitas
E cheiram bem,
Mas não olho para as pitas
Olho é para as flores além!

As flores são lindas
É pena não falarem,
Porque na Primavera são bem-vindas
Para os pássaros cantarem!

A Natureza é perfeita
Para quem gosta dela!
Ainda bem que foi feita
E não devemos fazer fogueiras nela!

A Natureza é bonita
E está cheia de surpresas,
Mas está aflita
Com as nossas proezas!


2º LUGAR:
Se eu fosse Professor (João Janeiro)

Se eu fosse professor
Era muito atrapalhado,
Tenho a certeza
Que não dormia descansado.

Todo o dia a trabalhar,
Sem parar.
Papéis, papelinhos, papelada
É que não me iam faltar.

Mas agora
Que imagino,
Ensinar meninos a escrever e a contar
Havia de compensar.


3º LUGAR:
Um mão cheia de…(João Janeiro)

Levava na mão
Cheia de feijão
Para trocar
Por pão.

Levava um
Chimpanzé
Para me coçar
O pé.

Levava um
Cão
Para meter medo
A um ladrão.

Encontrei
Um leão
Que me comeu
O feijão e o cão.

Encontrei
O Barnabé
Que me levou
O chimpanzé.

Sem comentários:

Enviar um comentário